Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Amazan

Amazan nasceu em Campina Grande, no dia 05 de Outubro de 1963 e foi criado em Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, onde desde criança já apreciava a poesia e a boa música nordestina, começando a tocar com uma velha sanfona emprestada de seu primo Hamilton. O que parecia brincadeira de criança se tornou parte mais importante da vida profissional de Amazan e o cantor já percorreu todo o Brasil cantando o ritmo mais nordestino de todos: o forró.

Marssilon Gonzaga

Massilon Gonzaga é natural de Pombal, carrega dentro de si aptidões múltiplas que lhe dão as credenciais de um artista nato. Sua inclinação para música foi despertada logo na infância em seu torrão natal, na companhia do padrinho Severino Daniel grande sanfoneiro da região e outros da família. Sua genitora Roza Gonzaga, juntando alguns trocadinhos, resolveu dar de presente ao garoto uma sanfona. Mas, resolveu seguir o caminho da comunicação.
 
Agraciado por Deus com um timbre de voz de tonalidade grave e forte, em 1972 Massilon Gonzaga foi para Campina Grande. Levado pelas mãos do radialista Gilson Souto Maior teve seu primeiro emprego na maior emissora da cidade – A Rádio Borborema, pertencente aos Diários Associados. Aos poucos, Massilon Gonzaga foi ocupando espaço na radiofonia campinense, gravando textos comerciais para as emissoras, até que um dia, veio assumir a direção comercial da Rádio Cariri.
Com competência e denodo, Massilon foi nomeado locutor oficial da Prefeitura de Campina Grande, passando também pelo quadro de funcionários da Rádio Caturité e Rádio Borborema. Esteve em Manaus - AM por um tempo, onde exerceu sua profissão na Rádio Equatorial FM.Voltando a Campina Grande, formou-se em Comunicação Social pela UniversidadeEstadual da Paraíba (UEPB), tornando-se depois professor da própria universidade.
O som de Massilon Gonzaga, com o acompanhamento da Banda Ariús, é o forró autêntico: xote, côco, samba, xaxado ebaião, cantorias do Nordeste. Sua música tem uma linguagem contemporânea, falando de amor em suas variantes, tudo devidamente traduzido num ritmo dançante, mostrando a mais original e essencial música nordestina.
Massilon Gonzaga diz que preconceito com a música nordestina é coisa de um passado que não existe mais, “já que o forró conquistou o Brasil”. Com um estilo irreverente, não é apenas um cantor, mas um animador que consegue fazer com que o público interaja durante suas apresentações. Dando destaque para a cultura regional, suas canções se firmam na valorização e no respeito as nossas raízes, resgatando, assim, um pouco da nossa história.

Edgley Miguel

 

 
O jovem músico, instrumentista, cantor e compositor, Edglei Miguel é filho do grande maestro Edmar Miguel e começou a tocar sanfona aos sete anos de idade e, ainda criança, já fazia parte do quadro de músicos da Orquestra Sanfônica da Paraíba.
Ao longo dos seus 20 anos de carreira acompanhou grupos e artistas de renome regional e nacional, como o Grupo de Dança Origens, Inaudete Amorim, Forró de Mãe Joana, Os 3 do nordeste, Cecéu e António Barros, Marinês, Carlos Moura e Jorge de Altinho.
Participou de varios festivais de acordeons, merecendo destaque o Festival Internacional de Sanfonas realizado no Estado de São Paulo, onde obteve o 6º lugar. Participaram do festival vinte e oito sanfoneiros de várias partes do mundo. Atualmente, Edglei é membro solista (acordeon) da Orquestra Sanfônica de Campina Grande - PB.
O artista trabalha ativamente divulgando a música nordestina a partir da união entre o Erudito e o popular. No presente ele atua como músico, cantor, compositor e produtor musical, iniciando sua carreira solo com um estilo próprio que explora a diversidade de ritmos que a sanfona possibilita, abrangendo do jazz ao forró.
Edglei é um exemplo de compromisso com a música de raiz e o Clube do Forró está em parceria com esse maravilhoso artista.




Parabéns Edglei e Edmar Miguel!


Um Grande abraço de todos que compõem o Clube do Forró.